terça-feira, 2 de agosto de 2011

Hipertensâo


A hipertensão pode ser prevenida com a adopção de hábitos de vida saudáveis e a alimentação não deve ser descurada. A Sociedade Portuguesa de Hipertensão continua a sensibilizar
para a importância da redução do sal.


TEXTO MARIA HELENA DUARTE E ANA CARVALHO

"A causa de morte mais frequente em Portugal, ao contrário do resto da Europa Ocidental, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Estes AVC que, na maior parte dos casos, estão associados ao aumento da tensão arterial, fazem com que estes doentes, se não morrerem da fase aguda, vão ficar com défices motores e intelectuais significativos, fazendo com que se tornem num peso social grave para as suas famílias e para a restante população". Palavras duras mas fundamentais nos tempos que correm e que nos despertam para uma realidade bem próxima. Falamos com o Dr. José Alberto Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão e aproveitamos a ocasião para abordar este tema tão importante.

Como evitar a hipertensão?

Mais do que evitar, nós devemos prevenir o aumento da tensão arterial, e uma das maneiras mais eficazes para o fazer é adoptar estilos de vida saudáveis: diminuir o consumo de sal nos alimentos, praticar regularmente exercício físico, deixar de fumar (se for fumador) e diminuir o peso para os que têm excesso ponderal. Também se torna necessário medir regularmente a tensão arterial, para se ter uma noção da evolução dos seus valores, já que a Hipertensão Arterial é uma doença assintomática, na maior parte dos casos.

Quais os alimentos preferenciais?

Dever-se-à consumir alimentos pobres em gorduras e grandes quantidades de saladas e legumes, sem se utilizar o sal para os temperos, substituindo-o por especiarias e ervas aromáticas.
Quais os valores recomendáveis para uma pessoa saudável?
Numa pessoa saudável, o valor ideal para a tensão arterial deverá ser inferior a 120/80 mmHg. Considera-se, nestes casos, que há Hipertensão Arterial se os valores forem sistematicamente superiores a 140/90 mmHg. Se o doente for diabético ou tiver insuficiência renal, então os valores para a normalidade da tensão arterial, deverão ser inferiores a 130/80 mmHg,

Quais as consequências?

As principais consequências de ter valores da Tensão Arterial persistentemente elevados, são o acidente vascular cerebral, o enfarte do miocárdio, a insuficiência renal e uma diminuição da acuidade visual.

Qual o numero de pessoas com hipertensão em Portugal?

Calcula-se que cerca de 42% da população portuguesa adulta tenha Hipertensão Arterial. E que cerca de metade não sabe sequer que é hipertensa (porque não mede a tensão arterial!).

Não deveria a indústria alimentar colaborar nesta luta?

É claro que, para tentarmos reduzir o consumo exagerado de sal e de calorias na nossa alimentação, necessitamos da colaboração da industria alimentar. A Sociedade Portuguesa De Hipertensão já estabeleceu uma parceria com a AIPAN no sentido de criar um pão de baixo teor de sal, o
"Pão Vida", que já é distribuído em algumas escolas do norte do País, e estamos abertos a outras colaborações no sentido de melhorar os níveis de consumo de sal e de calorias da nossa população. Também já existem em alguns supermercados alimentos que estão etiquetados sobre o conteudo
de sal dos mesmos, para assim ajudar os consumidores a optar por alimentos mais saudáveis.

E a restauração?

Como uma grande percentagem dos portugueses fazem uma ou mais feições diárias fora de suas casas, é importante que a restauração esteja sensibilizada para a confecção de alimentos sem recurso ao uso excessivo de sal, sem lhes retirar o sabor nem  alterar os padrões gastronómicos portugueses.

E as novas gerações? De que forma as poderemos educar?

Claro que é nos jovens que devem incidir, com maior acuidade, a sensibilização para adquirir hábitos de vida mas saudáveis: passar a fazer uma mais activa em contrapartida ao sedentarismo que as novas tecriologias vieram introduzir nos seus hábitos de lazer; publicitar os benefícios de dieta o mais semelhante possível, mediterrânica, sublinhando os efeitos nutritivos benéficos da sopa e consumo mais frequente de saladas frutas; tentar evitar que se iniciem consumo do tabaco.

Revista Peso Perfecto Nº20

Sem comentários:

Enviar um comentário