quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Café - Bebida de culto



Revelador de um sabor único, o café tema capacidade de provocar uma calorosa sensação deeternidade. E, ao contráriodo que muitos pensam, traz mais benefícios do que prejuízos à nossa saúde.

NUTRICIONISTA FRANCISCO JOSÉ BARATA

Na Europa, o café é, desde há muito, uma bebida de culto e inúmeras vezes pretexto para um encontro. É graças a ele que algumas casas de café são hoje mundialmente conhecidas, como a Virginia Coffe House, em Londres, ou o Café de La Regence, em Paris, que foi ponto de encontro para Rosseau, Voltaire ou Richelieu. Lisboa tem também um desses lugares de grande tradição, ponto de encontro de famosos políticos e escritores, de onde sobressai o poeta Bocage - o Café Nicola, situado na imponente Praça do Rossio -, e também no Porto podemos desfrutar da magia de um bom café num lugar mítico - o Magestic. No entanto, a primeira grande loja de café surgiu no Século XV em Constantinopla, logo seguida pela Itália.

Mas o café vai muito para além destas pequenas histórias, já que se constitui em si mesmo como um produto de alto valor comercial e económico. A sua primeira fase de introdução no mercado dá-se no período da expansão do Islamismo e mais tarde, numa segunda vaga, com o desenrolar dos descobrimentos.

Até ao limiar dos anos 1980, o café foi a segunda «commodíty» mais negociada em todo o Mundo, com um valor monetário logo atrás do petróleo, tendo entrado em crise nos anos 1990, vendo assim reduzidos os seus níveis de exportação. A sua maior fatia de produção encontra-se, desde há muito, no Brasil, logo seguido do Vietname e da Colômbia. América do Sul, África e Ásia são, de facto, os três continentes que dividem entre si o "poder" do café ao nível da produção e da qualidade,.

Os Benefícios

Actualmente é possível contrariar aqueles que, atribuem ao café inúmeras maleitas, pois constata-se que traz mais benefícios do que prejuizos ànossa saúde. Se não, vejamos: o consumo do café não nos leva apenas a ficarmos acordados mais horas. Segundo estudos fentíficos publicados no «Journal of Alzheimer´s Disease» esta bebida, consumida regularmente, pode interferir favorávelmernte no sistema nervosa central e estimular o cérebro, prevenindo e retardando, até, o aparecimento da doença de Alzheimer.
Mas há mais boas notícias, à luz da ciência, para os que bebem café: o seu consumo provoca a melhoria do estado de concentração e alerta; é rico em antioxidantes que nos protegem contra várias doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro. Para diminuir o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2, basta consumir diariamente quatro ou mais mais chávenas de café. Consumido cronicamente, reduzo risco de demência e previne, por exemplo, a doença de Parkinson. Além de tudo, o café melhora a memória, diminui o risco de desenvolvimento da gota e ajuda a controlar o peso.

Peso Perfect Ano V Nº20

Sem comentários:

Enviar um comentário