quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Chaves para alcançar um corpo nota 10


INCLUIR ALIMENTOS DE TODOS OS GRUPOS NA DIETA DIÁRIA  Alimentos ricos em hidratos de carbono. Ainda que não se deva abusar do arroz, batatas, massa, pão, cereais... é importante não eliminá-los da dieta pois proporcionam um tipo de energia que é assimilada de forma lenta, não gerando acumulação de gordura. Para além disso, se forem produtos integrais, proporcionam benefícios extra: aumentam a sensação de saciedade e ajudam a manter hábitos intestinais saudáveis.

Verduras e hortaliças. É importante consumir entre duas a quatro porções diárias e tentar assegurar que uma delas seja consumida a cru, de forma a assegurar o consumo de fibra.

Frutas. Devem ser incluídas, na dieta diária, entre duas a três peças, procurando que uma seja cítrica, o que poderá garantir o consumo de vitamina C que o organismo necessita.

Lácteos. Optar pelos magros.

Alimentos ricos em proteínas. Se são de origem animal, o melhor é escolher peixe ou carnes magras.

CINCO REFEIÇÕES POR DIA

Não saltar nenhuma refeição
Pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, merenda e jantar. Comer mais vezes, mas em quantidades menores, garantindo que as necessidades nutricionais sejam cobertas sem provocar um aumento desmesurado de energia, pois é este que favorece a criação de reservas de gordura.

PEIXE AZUL
O consumo de peixe azul, uma vez por semana, é muito benéfico. Assim se assegura o consumo de ácidos gordos Ómega 3, imprescindíveis para uma boa saúde cardiovascular.

MAIS ÁGUA E MENOS SAL Consumir dois litros de água por dia e controlar o consumo de sal. Este pode ser substituído por outros condimentos como ervas aromáticas, alho ou cebola. Também é recomendado degustar o sabor real de cada alimento, sobretudo se existe hipertensão arterial.

PRATOS SIMPLES

Sim aos alimentos cozidos, grelhados, ao vapor ou cozinhados no forno
. Pelo contrário, há que deixar para consumo ocasional, ou evitar ao máximo, os fritos, refogados, guisados ou pratos mais condimentadas e ricos em gorduras.

REDUZIR AS GORDURAS

 É muito importante reduzir ao máximo o consumo de gorduras, sobretudo as de origem animal
. Produzem problemas arteriais ou agravam-nos. A gordura mais saudável é o azeite e o consumo recomendado é de 50 – 60 gramas por dia. Pastelaria, bolachas, cremes, natas, manteiga e charcutaria são alimentos que, devido ao elevado conteúdo de gorduras saturadas, devem ser consumidos apenas em ocasiões pontuais.

POUCO ÁLCOOL E MENOS BEBIDAS AÇUCARADAS

 É importante controlar e, se possível, reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas. Estas bebidas fornecem "calorias vazias', ou seja, energia com poucos nutrientes saudáveis. Também se aconselha moderar, tanto quanto possível, o consumo de bebidas estimulantes.

Peso Perfecto Ano IV Nº16

Sem comentários:

Enviar um comentário