quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que é a retenção de liquidos?

A retenção de líquidos é um estado clínico que ocorre quando o organismo é incapaz de promover a fluidez suficiente de líquidos, fazendo com que estes fiquem estacionários nas diferentes partes do corpo ou numa localização específica.

 
A retenção de líquidos encontra-se normalmente associada à gravidez, a mudanças hormonais derivadas de determinados métodos contraceptivos, a problemas no sistema circulatório, a queimaduras, certos medicamentos, artrite e doenças de fígado, rins, coração e pulmões.
 
O organismo usa um determinado número de sistemas para manter os níveis de água em equilíbrio, ajustando a produção de urina de modo a promover uma maior ou menor fluidez de acordo com aquilo que é necessário. É quando ocorre uma disfunção nestes sistemas de equilíbrio acontece a referida retenção.
 
É de realçar que as pessoas não devem de responder à retenção de líquidos limitando o consumo de água. Este deve manter-se nas quantidades recomendadas: cerca de 1,5 L a 2L por dia.
 
O sintoma mais comum na retenção de líquidos é caracterizado por um aumento de volume localizado ou generalizado em todo o organismo com um consequente aumento de peso.
 

1 comentário:

  1. Bom dia, frequento a Naturhouse já faz alguns meses, tenho imensa facilidade em perder liquidos, o mesmo não acontece com a massa gorda.

    ResponderEliminar