sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pode uma dieta prevenir a doença de Alzheimer?

A escritora Kristen Steward escreve no site everydayhealth.com que a comunidade científica tem vindo a desenvolver estudos no sentido de prevenir ou atenuar a doença de Alzheimer com recurso a dietas.

 
Omega 3

Segundo Tara Harwood, dietista na Cleveland Clinic em Ohio, nalguns estudos científicos foi encontrada uma correlação entre o Omega 3 contido em determinados tipos de peixe e uma diminuição no desenvolvimento da doença.

Está a ser estudada a relação específica que determinados alimentos podem ter com a doença de Alzheimer.

Antioxidantes

Uma outra Teoria que aponta para o desenvolvimento da doença de Alzheimer tem a ver com o facto de os radicais livres destruírem a integridade das células. De uma forma geral, pode-se reduzir a exposição aos radicais livres limitando o contacto com o Sol, poluição e fumo dos cigarros. Do ponto de vista dietético, é benéfico ingerir alimentos que contenham antioxidantes, como a vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e flavonóides. Os vegetais, avelãs e o feijão são exemplos de alimentos ricos em antioxidantes.

A Dieta Mediterrânica

Alguns estudos conduzidos recentemente por investigadores do Departamento de Neurologia da Universidade de Columbia em Nova Iorque consideraram a possibilidade de haver efeitos preventivos na dieta tipicamente adoptada nos Países banhados pelo mar mediterrânico, como a Grécia e Portugal.
A Dieta Mediterrânica é constituída essencialmente por frutas, vegetais, feijão, peixe, azeite, vinho e pequenas quantidades de carne.

Por isso, enquanto esperamos que a ciência nos dê respostas mais conclusivas quanto ao papel da Dieta na prevenção de Alzheimer é essencial que continuemos a adoptar estilos de vida saudáveis, na qual esteja presente uma dieta restrita quanto à ingestão de gorduras e rica em antioxidantes.

Can Diet Prevent Alzheimer's Disease?








Sem comentários:

Enviar um comentário