terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alimentos processados na origem do aumento da obesidade e de cancro



Muitos dos ingredientes encontrados em alimentos processados tem estado na origem do aumento da obesidade e de cancro. O que são alimentos processados ? De uma forma muito simples, é qualquer alimento vendido embalado ( em plástico, lata, vidro, etc) num supermercado e como tal não estando no seu estado natural.

Na verdade, um alimento processado é concebido para ter uma longo vida nas prateleiras de um supermercado e não para proporcionar uma longa vida a quem o consome.

Daí que, na sua composição, se encontrem corantes, conservantes químicos, emulsionantes que não deveriam de fazer parte da nossa alimentação.

A Organização Mundial de Saúde alerta que o aumento verificado no consumo de alimentos processados tem, visivelmente contribuído para o aumento da obesidade na população mundial, porque estes produtos tem uma concentração elevada em sal, açucares e gorduras.

Um estudo de sete anos levado a cabo pela Universidade do Hawai veio a provar que as pessoas que consomem carne processada tem 67 % de maior probalidade de serem vitimas de cancro do pâncreas, assim como, outros estudos vieram a confirmar que o cancro do estômago tem maior propensão de ocorrência em consumidores deste tipo de carne.

O aumento de casos de infertilidade no planeta tem também sido atribuído ao aumento do consumo de alimentos processados, uma vez que, estes não contêm as vitaminas e o nutrientes necessários para que o organismo tenha um funcionamento são e equilibrado.

Outra consequência resultante da ingestão deste tipo de alimentos tem a ver com o comportamento aditivo no seu consumo. Além das embalagens nas quais estes produtos se encontram à venda terem um apresentação apelativa, estes produtos contem ingredientes que artificialmente estimulam a produção de dopamina (o neurotransmissor do prazer ), como resultado comer torna-se num prazer que se quer repetir cada vez mais contribuindo assim também para o aumento da obesidade.

As estatísticas demonstram que 75 % dos alimentos processados são geneticamente modificados. É-lhes retirada a fibra, a água entre outros nutrientes essenciais; o que altera de facto a forma como os alimentos são depois digeridos e assimilados pelo organismo. Como consequência este vai perdendo a sua capacidade natural de funcionar eficazmente dando esta situação origem a: baixos níveis de energia, digestão ineficaz, aumento de peso, depressão, fadiga mental e em muitos casos, como já foi referido, evolui para as doenças mais conhecidas da sociedade moderna.

Conscientes desta realidade, na Naturhouse, pretendemos atenuar o efeito deste problema na nossa alimentação com o objectivo de repor o equilibro natural no seu organismo, através de um aconselhamento dietético personalizado totalmente gratuito complementado com produtos naturais exclusivos de elevado valor nutritivo. Podemos assim, devolver a saúde ao seu sistema digestivo e imunitário; e também restaurar a sua juventude e vitalidade natural.

Edgar Campos, Gerente da Naturhouse Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário